Inveja
mata ou fere
TEXTO: Onde os oceanos se encontram –Marina
Colasanti (Faz parte do livro Doze reis a
moça no labirinto do vento) – inestimável exemplo da capacidade de
encantamento da autora.
PÚBLICO
ALVO: 9º ano
AULAS
PREVISTAS: Aproximadamente 3 a 4 aulas.
RECURSOS:
Texto, data show, dicionários.
OBJETIVO:
Mobilizar a capacidade leitora, principalmente formular e validar hipóteses;
colocar em prática as atividades propostas e incentivar a colaboração e a
oralidade.
PROCEDIMENTOS:
.Sensibilização:
Instigar o aluno para que se interesse pelo texto:
“Alguém já ouviu falar dos sete pecados capitais?
Cite algum de que se lembre.”
Faça com que se lembrem de todos (sete), ajude-os
fornecendo pistas, escrevendo os pecados na lousa.
.Expectativa
em função do autor: apresentação da biografia.
Marina Colasanti (Asmara (Etiópia), 1937) chegou ao
Brasil em 1948, e sua família se radicou no Rio de Janeiro. Entre 1952 e 1956
estudou pintura com Catarina Baratelle; em 1958 já participava de vários salões
de artes plásticas, como o III Salão de Arte Moderna. Nos anos seguintes, atuou
como colaboradora de periódicos, apresentadora de televisão e roteirista. Em
1968, foi lançado seu primeiro livro, Eu Sozinha; de lá para cá, publicaria
mais de 30 obras, entre literatura infantil e adulta. Seu primeiro livro de
poesia, Cada Bicho seu Capricho, saiu em 1992. Em 1994 ganhou o Prêmio Jabuti
de Poesia, por Rota de Colisão (1993), e o Prêmio Jabuti Infantil ou Juvenil,
por Ana Z Aonde Vai Você?. Suas crônicas estão reunidas em vários livros,
dentre os quais Eu Sei, mas não Devia (1992). Nelas, a autora reflete, a partir
de fatos cotidianos, sobre a situação feminina, o amor, a arte, os problemas
sociais brasileiros, sempre com aguçada sensibilidade.
Disponível em : http://www.astormentas.com/PT/biografia/Marina%20Colasanti
“Vocês já leram algum texto de Marina Colasanti?”
.Levantamento
de hipóteses:
Escrever na lousa o título do texto:
Questionar: “O que você acha que vai acontecer numa
história com esse título?”
. Drop literário:
leitura pelo professor
Esclarecimento de palavras desconhecidas (realizado
oralmente pelos alunos através do contexto, por exemplo: “Se o rapaz era tão
lindo, o que significa dizer que ela está enamorada?”): trabalho com dicionário
realizado em duplas, um aluno com dificuldade e outro sem dificuldade de
aprendizagem (caso os alunos não esclareçam o termo de forma inferencial
ou pelo contexto, durante a leitura).
Pausas em
momentos determinados, a fim de que o aluno levante hipóteses e as valide
durante e ao final do texto: “Lânia não quer devolver o corpo ao mar, você acha
que ela vai conseguir ficar com ele?”; “A estratégia de Lânia para eliminar a
concorrência da irmã dará certo?”; “Ao despertar, Lânia tem uma surpresa, o que
você imagina que vai acontecer?”
Sugestões: - retomada de elementos referenciais, a
fim de verificar a compreensão, quando achar necessário:
“Quem é a silenciosa que chegou?”
.Confirmação
de hipóteses e inferências:
Ao término da leitura, perguntar se o final do texto
agradou, se esperavam outro desfecho (Sugestão: “Vocês acham que a inveja que
Lânia sentia da irmã Lisíope lhe trouxe algum benefício?”)
.Em função da
finalidade da leitura, utilização do registro escrito da compreensão do texto:
Pedir que os alunos completem uma sequência
narrativa:
Lânia e Lisíope moravam...
Seu trabalho era...
Foi em um desses dias...
Lânia não quis...
Então chamou...
Foi instruída a...
Porém, o moço...
Não satisfeita, chamou novamente...
A Morte instruiu-a a...
Tendo feito isso...
Enquanto as irmãs dormiam...
Ao despertar, Lânia viu...
.Música: (percepção de relações de
interdiscursividade)
Se possível, utilizar o data show para compartilhar
letra e música com a sala:
Domingo
no parque – Gilberto Gil
Audição e discussão relacionando os dois textos: em
que convergem ou divergem.
Promover uma breve discussão sobre as implicações da
inveja (“Que relações podem estabelecer com a própria vivência?”)
AVALIAÇÃO: Realizada ao longo do processo,
observando como são as atitudes do leitor durante a leitura, como explicita
suas hipóteses a respeito do conteúdo do texto, se verifica se suas hipóteses
se confirmam ou não, identifica e recupera as informações explícitas, se
constrói a síntese semântica do texto, se troca impressões a respeito dos
textos, se os avalia criticamente.
Situação de aprendizagem desenvolvida por:
Nilva Augusta de Oliveira Vidote
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