quinta-feira, 20 de junho de 2013

Inveja mata ou fere



 Inveja mata ou fere

TEXTOOnde os oceanos se encontram –Marina Colasanti (Faz parte do livro Doze reis a moça no labirinto do vento) – inestimável exemplo da capacidade de encantamento da autora.
 PÚBLICO ALVO: 9º ano
AULAS PREVISTAS:  Aproximadamente 3 a 4 aulas.
RECURSOS: Texto, data show, dicionários.
OBJETIVO: Mobilizar a capacidade leitora, principalmente formular e validar hipóteses; colocar em prática as atividades propostas e incentivar a colaboração e a oralidade.
PROCEDIMENTOS:
.Sensibilização
Instigar o aluno para que se interesse pelo texto:
“Alguém já ouviu falar dos sete pecados capitais? Cite algum de que se lembre.”
Faça com que se lembrem de todos (sete), ajude-os fornecendo pistas, escrevendo os pecados na lousa.

.Expectativa em função do autor: apresentação da biografia.
Marina Colasanti (Asmara (Etiópia), 1937) chegou ao Brasil em 1948, e sua família se radicou no Rio de Janeiro. Entre 1952 e 1956 estudou pintura com Catarina Baratelle; em 1958 já participava de vários salões de artes plásticas, como o III Salão de Arte Moderna. Nos anos seguintes, atuou como colaboradora de periódicos, apresentadora de televisão e roteirista. Em 1968, foi lançado seu primeiro livro, Eu Sozinha; de lá para cá, publicaria mais de 30 obras, entre literatura infantil e adulta. Seu primeiro livro de poesia, Cada Bicho seu Capricho, saiu em 1992. Em 1994 ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia, por Rota de Colisão (1993), e o Prêmio Jabuti Infantil ou Juvenil, por Ana Z Aonde Vai Você?. Suas crônicas estão reunidas em vários livros, dentre os quais Eu Sei, mas não Devia (1992). Nelas, a autora reflete, a partir de fatos cotidianos, sobre a situação feminina, o amor, a arte, os problemas sociais brasileiros, sempre com aguçada sensibilidade.
“Vocês já leram algum texto de Marina Colasanti?”

.Levantamento de hipóteses:
Escrever na lousa o título do texto:
Questionar: “O que você acha que vai acontecer numa história com esse título?”

. Drop literário: leitura pelo professor
Esclarecimento de palavras desconhecidas (realizado oralmente pelos alunos através do contexto, por exemplo: “Se o rapaz era tão lindo, o que significa dizer que ela está enamorada?”): trabalho com dicionário realizado em duplas, um aluno com dificuldade e outro sem dificuldade de aprendizagem (caso os alunos não esclareçam o termo de forma inferencial  ou pelo contexto, durante a leitura).

 Pausas em momentos determinados, a fim de que o aluno levante hipóteses e as valide durante e ao final do texto: “Lânia não quer devolver o corpo ao mar, você acha que ela vai conseguir ficar com ele?”; “A estratégia de Lânia para eliminar a concorrência da irmã dará certo?”; “Ao despertar, Lânia tem uma surpresa, o que você imagina que vai acontecer?”
Sugestões: - retomada de elementos referenciais, a fim de verificar a compreensão, quando achar necessário:
“Quem é a silenciosa que chegou?”

.Confirmação de hipóteses e inferências:
Ao término da leitura, perguntar se o final do texto agradou, se esperavam outro desfecho (Sugestão: “Vocês acham que a inveja que Lânia sentia da irmã Lisíope lhe trouxe algum benefício?”)

.Em função da finalidade da leitura, utilização do registro escrito da compreensão do texto:
Pedir que os alunos completem uma sequência narrativa:
Lânia e Lisíope moravam...
Seu trabalho era...
Foi em um desses dias...
Lânia não quis...
Então chamou...
Foi instruída a...
Porém, o moço...
Não satisfeita, chamou novamente...
A Morte instruiu-a a...
Tendo feito isso...
Enquanto as irmãs dormiam...
Ao despertar, Lânia viu...

.Música: (percepção de relações de interdiscursividade)
Se possível, utilizar o data show para compartilhar letra e música com a sala:
Domingo no parque – Gilberto Gil
Audição e discussão relacionando os dois textos: em que convergem ou divergem.
Promover uma breve discussão sobre as implicações da inveja (“Que relações podem estabelecer com a própria vivência?”)

AVALIAÇÃO: Realizada ao longo do processo, observando como são as atitudes do leitor durante a leitura, como explicita suas hipóteses a respeito do conteúdo do texto, se verifica se suas hipóteses se confirmam ou não, identifica e recupera as informações explícitas, se constrói a síntese semântica do texto, se troca impressões a respeito dos textos, se os avalia criticamente.

Situação de aprendizagem desenvolvida por:
Nilva Augusta de Oliveira Vidote




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