domingo, 16 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Texto: Pausa (Moacyr Scliar)


Público alvo: 9º ano Ensino Fundamental

Tempo: 2 aulas

Justificativa: O estudo do gênero crônica faz com que o aluno possa analisar diferentes textos profundamente, levantando hipóteses, inferindo informações, contribuindo, assim, para sua aprendizagem, diferentemente dos textos apresentados pelo mundo moderno e tecnológico que faz com que o aluno se perca em um mundo de informações rápidas e sucintas, prejudicando seu poder de argumentação 

Objetivos específicos: Participação efetiva dos alunos diante do texto lido em sala, promovendo no aluno o hábito da leitura, fazendo com que ele conheça e aprecie o gênero e perceba que o leitor tem papel fundamental no ato da leitura, uma vez que, cabe a ele a função de atribuir significado ao texto literário, de concretizá-lo esteticamente, preenchendo os espaços em branco deixado pelo autor, no momento da criação literária.

Objetivos gerais:
àIdentificar o tema tratado na crônica “Pausa”
àPromover o hábito da leitura.
àAnalisar e identificar os aspectos e características do gênero.
àInterpretar e verificar os vários recursos utilizados pelo autor.
àCaracterizar o narrador do texto.

Recursos: rádio, texto impresso.

Desenvolvimento:

·       Dividir a classe em duplas para que possam analisar o texto cooperativamente.
·       Fazer levantamento prévio de informações: Perguntar aos alunos se eles conhecem o autor do conto – Moacyr Scliar. Fazer um breve histórico sobre o autor.
·       Levantar hipóteses a partir do título. O que se espera de uma história com esse título? O que significa para o aluno a palavra “Pausa”?
·       Fazer a leitura compartilhada.
·       Definir a participação das personagens do conto. As personagens expressam os mesmos sentimentos e atitudes em relação à rotina?
·       Relacionar o título do texto com seu assunto.
·       Apresentar à classe a música “Cotidiano” de Chico Buarque e comparar as rotinas dos personagens dos dois textos.
·       Comparar o ritmo da música de Chico Buarque (monótono) com o do conto (acelerado).

·       Levar o aluno a pensar quais sentimentos o autor quis despertar no leitor.
·       O sentimento de cansaço do personagem do conto é comum nos dias de hoje?

Avaliação: O aluno será avaliado no decorrer das atividades, verificando se compreendeu integralmente o tema global do texto, se compreendeu o conteúdo implícito ( inferência e integração do segmento do texto) durante o desenvolvimento das etapas e discussões.




Situação de aprendizagem feita por:  Marisa Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário