Situação de
Aprendizagem
Texto: Pausa (Moacyr
Scliar)
Tempo: 2 aulas
Justificativa: O estudo do gênero crônica faz com
que o aluno possa analisar diferentes textos profundamente, levantando
hipóteses, inferindo informações, contribuindo, assim, para sua aprendizagem,
diferentemente dos textos apresentados pelo mundo moderno e tecnológico que faz
com que o aluno se perca em um mundo de informações rápidas e sucintas,
prejudicando seu poder de argumentação
Objetivos específicos: Participação efetiva dos alunos
diante do texto lido em sala, promovendo no aluno o hábito da leitura, fazendo
com que ele conheça e aprecie o gênero e perceba que o leitor tem papel
fundamental no ato da leitura, uma vez que, cabe a ele a função de atribuir
significado ao texto literário, de concretizá-lo esteticamente, preenchendo os
espaços em branco deixado pelo autor, no momento da criação literária.
Objetivos gerais:
àIdentificar o tema tratado na crônica
“Pausa”
àPromover o hábito da leitura.
àAnalisar e identificar os aspectos e
características do gênero.
àInterpretar e verificar os vários
recursos utilizados pelo autor.
àCaracterizar o narrador do texto.
Recursos: rádio, texto impresso.
Desenvolvimento:
·
Dividir a classe em duplas para
que possam analisar o texto cooperativamente.
· Fazer levantamento prévio de informações: Perguntar
aos alunos se eles conhecem o autor do conto – Moacyr Scliar. Fazer um breve
histórico sobre o autor.
· Levantar hipóteses a partir do título. O que se espera
de uma história com esse título? O que significa para o aluno a palavra
“Pausa”?
· Fazer a leitura compartilhada.
· Definir a participação das
personagens do conto. As personagens expressam os mesmos sentimentos e atitudes
em relação à rotina?
· Relacionar o título do texto com seu assunto.
· Apresentar à classe a música “Cotidiano” de Chico
Buarque e comparar as rotinas dos personagens dos dois textos.
· Comparar o ritmo da música de Chico
Buarque (monótono) com o do conto (acelerado).
·
O sentimento de
cansaço do personagem do conto é comum nos dias de hoje?
Avaliação: O aluno será avaliado no decorrer
das atividades, verificando se compreendeu integralmente o tema global do texto, se compreendeu o conteúdo implícito ( inferência e integração do segmento do texto) durante o desenvolvimento das etapas e discussões.
Situação de aprendizagem feita por: Marisa Arantes
Nenhum comentário:
Postar um comentário