sábado, 15 de junho de 2013

Primeiro beijo - 1

PROVOCANDO SENSAÇÕES


TEXTO: O primeiro beijo -  Antonio Barreto

 PÚBLICO ALVO: 9º ano

AULAS PREVISTAS:  Aproximadamente 6 aulas.

OBJETIVO: Mobilizar a capacidade leitora, principalmente formular e validar hipóteses; colocar em prática as atividades propostas e incentivar a colaboração e a oralidade.

RECURSOS: Textos, computador(internet).

PROCEDIMENTOS:
Sensibilização: 
.Instigar o aluno para que se interesse pelo texto (Tem alguém apaixonado aqui ?/Então, vocês gostariam de beijar essa pessoa?).
.Escrever na lousa o título do texto:
Questionar: Como você acha que esse beijo vai acontecer? Em qual situação?

Leitura compartilhada:
. Pausas em momentos determinados a fim de que o aluno levante hipóteses e as valide ao final do texto:
Sugestões: Por que o garoto tem o apelido de Cultura inútil?"; "Quem é o culta?"- retomada de elementos referenciais;  "Quem já ouviu falar de Paracelso?"; "Quem é o bactéria falante?" - retomada de elementos referenciais, verificar a compreensão; "Pelo beijo que deram, eles manterão o relacionamento?".
Ao final da leitura, perguntar se o final do texto agradou, se esperavam outro desfecho, que relações podem estabelecer com sua própria vivência.

Pesquisas: (Acessa Escola) -
.Biografia:  "Paracelso" (Esclarecimento de palavras desconhecidas) (Caso os alunos não esclareçam o termo de forma inferencial  ou pelo contexto, durante a leitura).

.Música: (percepção de relações de interdiscursividade)
"Beija eu" - Marisa Monte
Audição e discussão relacionando os dois textos: em que convergem ou divergem.

.Telas:( percepção de outras linguagens).
"O beijo"- Gustav  Klimt;
"O beijo roubado" - Jean Honore Fragonard

Promover discussão relacionando essas linguagens (não verbal) com o texto (verbal): após a observação  das mesmas, fazer perguntas a fim de que o aluno possa oralmente avaliar suas expectativas e sensações em relação às linguagens apresentadas:
Sugestões: Os dois beijos provocam as mesmas sensações nos personagens  ou nos leitores?

.Em função da finalidade da leitura, utilização do registro escrito da compreensão do texto.

AVALIAÇÃO: Observar como são as atitudes do leitor durante a leitura, como explicita suas hipóteses a respeito do conteúdo do texto, se verifica se suas hipóteses se confirmam ou não, identifica e recupera as informações explícitas, se constrói a síntese semântica do texto, se troca impressões a respeito dos textos lidos, se os avalia criticamente.

Situação de aprendizagem desenvolvida por Nilva Augusta de Oliveira Vidote






Nenhum comentário:

Postar um comentário