TEXTO: O primeiro
beijo - Antonio Barreto
PÚBLICO ALVO: 9º ano
AULAS PREVISTAS:
Aproximadamente 6 aulas.
OBJETIVO: Mobilizar a capacidade leitora, principalmente
formular e validar hipóteses; colocar em prática as atividades propostas e
incentivar a colaboração e a oralidade.
RECURSOS: Textos, computador(internet).
PROCEDIMENTOS:
Sensibilização:
.Instigar o aluno para que se
interesse pelo texto (Tem alguém apaixonado aqui ?/Então, vocês gostariam de
beijar essa pessoa?).
.Escrever na lousa o título do
texto:
Questionar: Como você acha que
esse beijo vai acontecer? Em qual situação?
Leitura compartilhada:
. Pausas em momentos determinados
a fim de que o aluno levante hipóteses e as valide ao final do texto:
Sugestões: Por que o garoto tem o
apelido de Cultura inútil?";
"Quem é o culta?"- retomada
de elementos referenciais; "Quem já
ouviu falar de Paracelso?";
"Quem é o bactéria falante?"
- retomada de elementos referenciais, verificar a compreensão; "Pelo beijo
que deram, eles manterão o relacionamento?".
Ao final da leitura, perguntar se
o final do texto agradou, se esperavam outro desfecho, que relações podem
estabelecer com sua própria vivência.
.Biografia: "Paracelso" (Esclarecimento de
palavras desconhecidas) (Caso os alunos não esclareçam o termo de forma
inferencial ou pelo contexto, durante a
leitura).
.Música: (percepção de relações
de interdiscursividade)
"Beija eu" - Marisa
Monte
Audição e discussão relacionando
os dois textos: em que convergem ou divergem.
.Telas:( percepção de outras
linguagens).
"O beijo"- Gustav Klimt;
"O beijo roubado" -
Jean Honore Fragonard
Promover discussão relacionando
essas linguagens (não verbal) com o texto (verbal): após a observação das mesmas, fazer perguntas a fim de que o
aluno possa oralmente avaliar suas expectativas e sensações em relação às
linguagens apresentadas:
Sugestões: Os dois beijos
provocam as mesmas sensações nos personagens
ou nos leitores?
.Em função da finalidade da leitura, utilização do registro escrito da
compreensão do texto.
AVALIAÇÃO: Observar como são as
atitudes do leitor durante a leitura, como explicita suas hipóteses a respeito
do conteúdo do texto, se verifica se suas hipóteses se confirmam ou não,
identifica e recupera as informações explícitas, se constrói a síntese
semântica do texto, se troca impressões a respeito dos textos lidos, se os
avalia criticamente.
Situação de aprendizagem desenvolvida por Nilva Augusta de Oliveira Vidote
Situação de aprendizagem desenvolvida por Nilva Augusta de Oliveira Vidote
Nenhum comentário:
Postar um comentário