segunda-feira, 17 de junho de 2013

Vamos rir um pouco...                    


PLANO DE AULA
Texto: Avestruz – Mário Prata
Público alvo: 6º ano
Aulas previstas: 3 a 4 aulas
Atividade: Leitura, Reescrita e Réplica da Crônica
Material necessário: Texto e sala de informática.

Justificativa:
Neste texto, pretende-se trabalhar a crônica em seus aspectos irônicos e humorísticos, além de desenvolver habilidades em que o aluno consiga identificar a interdisciplinaridade existente em seu contexto.

Objetivo:
O objetivo é fazer com que o educando seja capaz de desenvolver capacidades de identificar certas características do gênero, motivando-os a sentir prazer e gosto pela leitura. Além de desenvolver habilidades para a prática leitora e escritora, incentivando e estimulando-os, mediante às dificuldades, através de pesquisas que envolvam o planejamento, colocando em prática as tarefas propostas para cada perfil de leitor.

Metodologia
Primeira aula
Antes de iniciar a leitura, fazer um levantamento sobre as leituras que já fizeram sobre textos com humor e ironia, momento em que cada aluno retratará suas vivências/experiências com este gênero.
Após a sondagem, colocar o título na lousa em função de gerar expectativas e perguntas como:
O que é uma avestruz?
Onde se encontra este tipo de animal?
Qual a diferença entre humor e ironia?

Com essa prévia, far-se-á a apresentação do autor com perguntas biográficas:
Alguém já leu alguma obra deste autor?
(Caso alguém tenha lido, contar o que sabe sobre o autor.)
Após o levantamento, inicia-se a leitura, contudo fazendo pausas que enfatize-a, fazendo intervenções que serão produtivas durante a leitura.
Pedir que registrem em seus cadernos sobre hipóteses da história.
Fazer uma pausa no terceiro parágrafo e pedir que façam a “suspeita inteligente”, em que relatarão suas hipóteses sobre a sequência da história.
No décimo primeiro parágrafo, ocorrerá uma segunda pausa com perguntas como:
Diante de tantos argumentos, será que o garoto mudaria de ideia ao querer ou não o avestruz?
Se fossem vocês, continuariam com a ideia de ter o avestruz como animal de estimação?

Ao término da leitura, far-se-á a socialização da atividade, fazendo perguntas para os alunos sobre o texto em seu contexto:
O menino conseguiu o que queria?
O narrador, usando de relatos informativos, sobre o avestruz, conseguiu atingir o objetivo? Qual era este objetivo?

Segunda aula
Nesta segunda aula, fazer seis grupos de cinco alunos para levá-los à sala de informática disponibilizando os endereços eletrônicos abaixo e o tema que cada grupo deverá pesquisar.
Sites disponíveis para pesquisa:
www.google.com.br: Pt.wikipedia.org/wiki/avestruz

Grupo 1: Descrição do avestruz.
Grupo 2: Comportamento do avestruz.
Grupo 3: Características do avestruz.
Grupo 4: Reprodução do avestruz.
Grupo 5: Curiosidades sobre o avestruz.
Grupo 6: Classificações científicas do avestruz.

Terceira aula
Nesta aula, haverá a socialização entre os grupos, expondo o resultado de suas pesquisas, momento em que o professor poderá sanar as possíveis dúvidas.

Avaliação
A avaliação será feita em dois estágios, sendo o primeiro ao término da leitura em que se avalia se os alunos identificaram a ideia principal e se conseguiram compreender o conteúdo implícito no texto “Avestruz”. Levando-se em conta o levantamento de hipóteses feitas pelos alunos.
 Na segunda avaliação, verifica-se se houve êxito nas pesquisas e se houve interação entre os grupos.

Situação de aprendizagem desenvolvida por Denilsa de Fátima Leite Momesso



Nenhum comentário:

Postar um comentário